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10 motivos para contratar um outsourcing de TI

12/11/2020 13:17:27 Comentário(s) Por Marcio Gonçalves




O mercado cada vez mais competitivo e difícil exige movimentos constantes das empresas, em busca da diferenciação e da produtividade. Já não basta prestar o melhor serviço ou vender o melhor produto; é preciso fazê-lo com preços competitivos e processos cada vez mais apurados. Investir em TI é fundamental, e o outsourcing de TI é a melhor solução para as empresas que querem um serviço altamente especializado ou que sequer podem manter uma equipe de TI em seus quadros.



O outsourcing em TI permite que até mesmo micro e pequenas empresas contem com uma estrutura humana e técnica de excelência, tirando todo proveito disso. Mas por que uma empresa deve contratar um outsourcing de TI? Quais são os benefícios dessa contratação? O que a empresa ganha com isso? É o que revelamos nesse conteúdo, que traz os 10 motivos para contratar um outsourcing de TI.




O que é um outsourcing de TI?


Outsourcing de TI nada mais é do que a terceirização da gestão de TI, por meio da contratação de uma empresa especializada. Essa empresa poderá ser contratada para fazer toda a gestão de TI, incluindo o controle e a manutenção de sistemas de informação, suporte e fornecimento de pessoal especializado.



A empresa que opta pelo outsourcing de TI conta com um serviço e uma equipe altamente especializados, sem a necessidade de contratar profissionais e montar sua própria equipe de TI, o que geralmente sai bem mais caro. Em geral, o custo benefício do outsourcing de TI é bem mais vantajoso financeira e operacionalmente. O monitoramento e a flexibilidade são maiores quando o serviço é terceirizado.



Tipos de outsourcing de TI
Outsourcing de TI offshore: Esses serviços são disponibilizados por empresas de países em desenvolvimento, como a China, a Malásia e a Índia. Como estão em outro fuso horário e praticam um idioma bem diferente do nosso, a comunicação se torna bem mais difícil. Mas a vantagem dessa modalidade é o custo de contratação, em geral mais barato que o custo de uma empresa nacional. A questão, porém, é: vale à pena?


Outsourcing de TI nearshore: A empresa contratada está localizada perto, mas não no mesmo território. É o caso, por exemplo, de uma empresa norte-americana que contrata um outsourcing de TI do Canadá. A ideia é buscar custos mais baratos, mas sem conflitos culturais, de fuso horário e de língua.


Outsourcing de TI onshore: A prestação de serviços é feita por uma empresa do mesmo país da contratante, e isso evita qualquer possibilidade de problema de comunicação. A qualidade do suporte técnico é um diferencial e é a grande vantagem desse tipo de outsourcing de TI. O alinhamento do trabalho é muito mais fácil, e isso poderá influenciar positivamente nos resultados.



A vantagem de utilizar um outsourcing de TI
Não há dúvida sobre as inúmeras vantagens de uma empresa contar com uma tecnologia da informação forte e focada na gestão e nos resultados. A tecnologia permite uma maior produtividade e controles, e isso é determinante para se alcançar melhores resultados.

Mas será que isso é acessível para todo tipo de empresas? As micro e pequenas empresas podem manter uma equipe de TI em seus quadros? Podem investir em softwares e hardwares? A grande vantagem de utilizar um outsourcing de TI é, sem dúvidas, oferecer a qualquer empresa acesso às melhores práticas do mercado em tecnologia da informação, a um custo possível.

Por meio do outsourcing de TI, qualquer empresa, seja ela qual for, pode ter acesso a todos os benefícios que uma TI altamente focada e especializada é capaz de proporcionar a uma organização. A terceirização é a melhor porta de entrada de todas as soluções tecnológicas proporcionadas pela TI.

10 motivos para contratar um outsourcing de TI


    1) Qualidade dos serviços prestados:
A empresa contratada será altamente especializada e experiente exatamente nos serviços que sua companhia necessita em TI. Ou seja, há foco! Além disso, os profissionais que serão disponibilizados são especialistas e flexíveis, porque estão acostumados a trabalhar nos mais diversos lugares. Empresas especializadas, que fazem outsourcing de TI, têm os melhores profissionais do mercado, e isso é um fato porque esse é ocorre business delas. Tem, também, os melhores recursos. Como você poderá escolher a empresa que contratará, certamente investirá na qualidade do serviço prestado.

    2) Menos custos:
Sem dúvida, os custos de contratação de um outsourcing de TI são mais baixos do que montar uma equipe de TI própria.  Sua empresa pagará apenas pelo serviço contratado, e contará com todos os recursos humanos e tecnológicos necessários para o melhor desenvolvimento das tarefas. Montar uma equipe de TI é caro e será preciso arcar com todos os custos trabalhistas, como férias, 13º salário e outros, além de treinamento constante, que também é caro. Vale lembrar, ainda, que os altos investimentos com softwares e hardwares também ficam por conta da empresa contratada.

    3) Planejamento assertivo:
A empresa contratada apresentará um planejamento completo antes de efetivamente começar a desenvolver o trabalho contratado. Esse planejamento inclusive sustenta a proposta do negócio, portanto será detalhado e profundo. Empresas especialistas em outsourcing de TI entendem perfeitamente o escopo do trabalho a ser realizado, com foco na produtividade e nos resultados.

    4) Foco na atividade fim:
Ao contratar uma prestadora de serviços especializada em TI, sua empresa mantém foco na atividade fim. Não há tempo gasto com a gestão da equipe própria, contratação de pessoal especializado, treinamentos, instalação de equipamentos e manutenção. Todas essas preocupações ficam com a empresa contratada.

    5) Maior segurança:
Ao contratar uma empresa altamente especializada, você garante o respeito às normas técnicas e maior segurança dos dados. Boas empresas de outsourcing de TI investem muito nesse quesito, e sua companhia só tem a ganhar com isso.

    6) Serviço sob demanda:
Uma prestadora de serviços de outsourcing de TI será contratada para atender exatamente a necessidade da sua empresa, com foco e determinação. Ela utilizará de toda sua experiência e rico material humano e técnico, com soluções avançadas e atualizadas, para atender especificamente a demanda de sua empresa.

    7) Foco nos usuários:
As soluções são pensadas e executadas para otimizar as tarefas do dia a dia, facilitando a rotina de trabalho e buscando uma maior produtividade dos colaboradores. O trabalho de outsourcing de TI tem foco nos usuários.

    8) Suporte especializado:
Todo mundo sabe que o suporte em TI é fundamental, e se mal feito as consequências podem ser bem negativas, trazendo, inclusive, grandes prejuízos. Uma empresa de outsourcing de TI é especializada e oferece um suporte diferenciado, porque sabe exatamente o quão sensível é essa área.

    9) Retorno de Investimento (ROI):
As soluções contratadas estarão alinhadas com o foco e os objetivos da empresa, alinhando a TI às metas do negócio. O outsourcing de TI permitirá mais informações para a tomada de decisões assertivas e apoiará toda a gestão, agregando valor e influenciando nos resultados.

    10) Garantia:
O contrato assinado entre a prestadora de serviços e a sua empresa garante o cumprimento de todas as soluções contratadas, e isso significa que tudo o que está estabelecido no documento deverá ser cumprido à risca. Ou seja, a entrega é garantida, mesmo porque a empresa contratada depende dela para receber o que lhe é devido. Um acordo de nível de serviço (SLA) garante os resultados porque esse documento detalha todos os requisitos tangíveis que o serviço contratado deve cumprir.

Conclusão
A terceirização é um fato consumado em todo o mundo corporativo porque oferece ao contratante uma série de vantagens, que vão da qualidade do serviço prestado ao menor custo dispendido. A empresa contratante consegue, dessa forma, contratar um serviço altamente especializado e tem à disposição todos os caros recursos humanos e tecnológicos, a um preço muito competitivo.

Isso não é diferente no outsourcing de TI.  Nesse caso, há uma questão que reforça ainda mais a opção pela terceirização desses serviços: dificilmente, micro e pequenas empresas dispõem de recursos para montar uma forte equipe de TI, e acabam por não investir nessa área, perdendo todos os benefícios competitivos desse trabalho.

O outsourcing de TI é uma excelente opção para todo tipo de empresa que entende que uma tecnologia da informação forte e avançada é um diferencial competitivo e um verdadeiro apoio a toda a gestão empresarial.

É óbvio que os resultados dependem da contratação de uma empresa de qualidade e de credibilidade no mercado, e também da boa interação entre contratante e contratado. Identificado o melhor prestador de serviços, as possibilidades de sucesso são muito grandes. Listamos dez motivos para a contratação de um outsourcing de TI, mas o principal deles deixamos para fechar esse conteúdo: os resultados!

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