O processo de implementação de ERP é um velho conhecido dos que já passaram por essa experiência e que podem alertar sobre algumas falhas importantes , com base em casos reais, que são possíveis de ocorrer tanto pelo lado do cliente como pelo lado das consultorias , como também no processo de venda dos softwares.
As falhas pelo lado do cliente podem ter início na falta de planejamento, devido à pouca maturidade de muitas empresas para adotar e implementar um ERP, principalmente se forem pequenas ou médias . A implementação deve seguir passoscorretos em uma ordem lógica, porém há um ponto básico onde tudo começa que se refere à definição dos processos e suas regras de negócio. Ainda que os passos sejam seguidos corretamente, a gestão do projeto pode ser outro ponto de falha, se não for bem conduzida.
Pelo lado das consultorias, as falhas têm início na escolha dos consultores que atuarão no projeto, que por uma questão de custo, acabam por negligenciar no nível de conhecimento destes e consequentemente na qualidade do resultado. Consultores inexperientes dão soluções muitas vezes não nativas dos sistemas, levando o cliente a ter maiores custos, decorrentes de desenvolvimentos desnecessários, que poderiam ser solucionados na forma standard do sistema.
O processo de venda também responde por parte das falhas. Um bom vendedor, sem que necessite faltar com a verdade, pode afirmar na quase totalidade das vezes, que o software que está vendendo faz tudo o que o cliente necessita, mas deixa de entrar nomérito se faz como o cliente necessita, até porque esta pergunta, muitas vezes, não é feita pelo cliente (VIJAYAN, 2010).
Um cuidado que se deve ter na escolha de um ERP é de não considerá-lo como sendo a “bala de prata” para os problemas da organização, porque isto realmente não existe (CALOGERO, 2000).
Escrito por: Antonio Morales Filho, Professor Me. e Sócio Diretor da Empresa UltraCon
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