Logo_Ultracon.jpg
+55 11 3090-0742
Av. Giovanni Gronchi, 6195
UltraCon

CONHEÇA OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS ERP

15/10/2020 18:20:21 Comment(s) By Antônio Morales Filho




Fator crítico de sucesso (FCS) ou fator chave de sucesso (FCS) pode ser definido como algumas áreas críticas onde determinados acontecimentos devem ocorrer corretamente, de modo que o negócio possa florescer (ROCKART, 1978).

Muitos fatores, tanto internos quanto externos, estão envolvidos no complexo processo de implementação de sistemas ERP. Estudos têm sugerido que implementações de ERP não são projetos padronizados e também não são projetos da área de TI. A sua implementação requer a participação efetiva de toda a organização.

Apesar de serem conhecidos os problemas associados à implementação de ERP,  a maioria das empresas cometem falhas por não considerarem os fatores organizacionais, tais como a comunicação e a cooperação interdepartamental,  a gestão da implementação e a gestão do suporte (SOMERS; NELSON, 2001).

Souza e Collado (2000) estabeleceram uma forma de relacionamento entre os FCS, por meio de uma classificação que criaram. Essa classificação se divide nas categorias Básica, Críticos e Dependentes.

A categoria “Básica” reúne FCS relacionados às habilidades do time de projeto, gerente do projeto com experiência e disponibilidade dos demais recursos para o projeto. Estes fatores impactam os outros fatores, mas a recíproca não é verdadeira e estão associados ao estado inicial da empresa e a vontade de implementar um sistema integrado, ou seja, o consenso sobre a necessidade de um ERP. Ainda segundo Sousa e Collado (2000) esta fase inclui a definição dos requerimentos  do sistema, seus objetivos e benefícios, além de uma análise de impacto da adoção do sistema sobre o negócio e sobre a organização.

A categoria dos “Críticos” inclui os fatores de mudança de cultura organizacional, uso de consultores e suporte da administração e são impactados pelos Básicos, não tendo impacto sobre outros. Os fatores desta categoria são relativos à implementação da arquitetura do sistema integrado dentro da organização. Esta fase envolve a configuração inicial do sistema para alinhar os negócios críticos da organização com as funcionalidades do sistema, migração de dados, treinamento e mudança de cultura.

Por fim, a categoria dos “Dependentes” inclui os fatores como: cooperação, avaliação do progresso do projeto e comunicação, que são altamente impactados pelos outros. Os fatores desta categoria estão associados ao processo de ajuste do sistema para que seja alcançado o máximo número de benefícios advindos dele. Este processo envolve a aceitação da mudança de cultura dentro da empresa, a avaliação do sistema integrado pelos departamentos da organização,  a customização do software, a expansão do sistema para outras áreas funcionais da empresa e upgrades.



Escrito por:

Antonio Morales Filho
Professor Me. e Sócio Diretor da UltraCon - Consultoria em TI
Acesse: www.ultracon.com.br

Share -