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Os 10 benefícios de treinamento de equipes de TI

03/05/2021 14:19:27 Comentário(s) Por Marcio Gonçalves



A Tecnologia da Informação é uma área repleta de desafios, cujos avanços acontecem em uma velocidade estonteante. Muitas vezes, uma novidade lançada no dia de hoje se torna ultrapassada em pouco tempo, e é preciso se adequar para não tonar a TI de sua empresa obsoleta também.

Mas como manter a sua equipe de TI em dia, usufruindo das mais avançadas tecnologias de ponta? Como usar a TI em toda a sua essência, fortalecendo o seu negócio? A resposta é simples: treinar é preciso. Treinar sempre e regularmente é preciso. E, mais ainda: treinar com foco é preciso. Conheça, agora, os 10 benefícios de treinamento de equipes de TI e como utilizá-los a favor do seu negócio.


A TI como um diferencial competitivo

Não é possível imaginar, hoje, um negócio competitivo e vitorioso sem o melhor uso da tecnologia disponível, disso ninguém tem dúvida. Sistemas integrados, comunicação de ponta e ferramentas tecnológicas trazem produtividade, excelência e ajudam a eliminar o erro e o retrabalho.

Assim, os investimentos em Tecnologia da Informação sempre se convertem em resultados e, portanto, são um diferencial competitivo em um mercado cada vez mais difícil e desafiador. Mas a área de TI precisa estar comprometida com as melhores soluções, as mais avançadas ferramentas e as melhores práticas de mercado. Como garantir isso ao seu time de TI?


Treinamento de equipes de TI: por que é fundamental?

A qualidade do serviço prestado ou de um produto ofertado por uma empresa está diretamente ligada à competência de sua equipe. Não basta apenas ter expertise, é preciso saber fazer, atender com excelência, compreender exatamente todas as necessidades do cliente e estar apto a reproduzir as melhores práticas de mercado, em busca do atingimento dos objetivos e metas.

Além de tudo (e isso não é pouca coisa) é preciso estar absolutamente atualizado, ainda mais em uma área como a Tecnologia da Informação, sempre desafiadora, inovadora e cheia de novidades de última geração. Se treinamento é a base do desenvolvimento profissional de qualquer área e nicho de mercado, imagine na área de TI!

Treinar a equipe de TI é fundamental porque permite mantê-la atualizada, desenvolve competências, melhora os procedimentos e traz produtividade. O treinamento da equipe de TI também permite a padronização das operações, e isso é fundamental para a qualidade. Há quem diga que o treinamento remedia problemas; mas isso não é verdade. Treinar qualifica, oferece novos horizontes e, sobretudo, amplia a capacidade de ação das equipes.

Não treinar na área de TI significa contar com uma equipe obsoleta, com toda certeza. A produtividade baixa, os resultados demoram mais a aparecer, o time desmotiva e a empresa acaba por perder mercado, já que perdem competitividade e deixa de oferecer as soluções de ponta que os clientes buscam para seus negócios.

É muito importante ressaltar que o investimento em tecnologia de ponta, apenas, não garante qualidade. É preciso contar com a tecnologia e saber utilizá-la a favor do negócio. Assim, o treinamento em TI potencializa a tecnologia de ponta, tornando-se, então, fundamental.


Os 10 benefícios de treinamento de equipes de TI

Mas, afinal, quais são verdadeiramente os 10 benefícios de treinamento de equipes de TI? Não tenha dúvidas de que uma equipe de TI bem treinada pode oferecer muito mais para o seu negócio, entregando qualidade, produtividade e inovação. Uma equipe bem treinada é capaz de ir além, enxergando necessidades e soluções que nem estavam em pauta.

Os 10 benefícios de treinamento de equipes de TI são:

  1. Aumento da produtividade: uma equipe bem treinada sabe o que e como fazer melhor e mais rápido. Sabe das soluções que dispõe e quando devem ser aplicadas.

  2. Redução de custos: se a equipe faz melhor e mais rapidamente, entregando mais qualidade e produtividade, os custos são menores, não é verdade?

  3. Atualização: uma equipe bem treinada se mantém atualizada sobre as tecnologias de ponta e as melhores práticas do mercado. E isso é um tremendo diferencial competitivo.

  4. Aumenta a competitividade da empresa.

  5. Melhor otimização e automação de processos.

  6. Retém os recursos humanos de valor. A adoção de treinamentos valoriza o profissional, que enxerga essa oferta como a chance de se desenvolver profissionalmente e crescer. Ou seja, diminui a taxa de turnover.

  7. Melhoria da comunicação entre a equipe de TI e, claro, de toda a empresa.

  8. Cria um melhor clima organizacional, já que os profissionais percebem que a empresa investe neles.

  9. Mais benefícios para o cliente. Uma equipe bem treinada oferece muito mais para os clientes, sejam eles internos ou externos.

  10. Melhor gestão dos recursos tecnológicos, com redução de desperdícios, incentivo ao trabalho em equipe e diminuição de conflitos.

Vale lembrar que a adoção de treinamento para a equipe de TI também estimula o surgimento de novos líderes, o que é sempre muito bem-vindo no ambiente organizacional. Além disso, o treinamento aflora competências que muitas vezes o profissional treinado desconhecia ser capaz de realizá-las.


Quando um profissional treinado é um diferencial?

A área de TI é extremamente competitiva e exige de suas equipes conhecimento e atualização. Quando um profissional de TI é certificado em um determinado assunto, significa que ele se torna um especialista e uma referência para os demais membros do time. E todos têm a ganhar com isso.

Um profissional devidamente treinado oferece muito mais ao seu próprio time e, claro, à empresa. E, assim, se torna um diferencial de mercado contar com profissionais atualizados, certificados e especialistas. Os clientes buscam exatamente isso quando procuram uma empresa de TI: tecnologia de ponta e as melhores práticas do mercado. Querem o que há de mais novo e eficiente, e contar com uma equipe constantemente treinada e atualizada permite oferecer justamente o que o mercado quer.


Como buscar um treinamento mais eficiente

Mas como buscar um treinamento mais eficiente para o seu time de TI? O que as principais empresas do mercado buscam e utilizam para promover um treinamento mais assertivo e de resultados? Afinal, não basta treinar, é preciso treinar com eficiência e foco.

O primeiro passo é buscar o alinhamento dos objetivos do treinamento e desenvolvimento da equipe de TI aos objetivos do negócio. Esse talvez seja, de fato, o principal desafio do treinamento. É preciso se perguntar: treinar para o quê? Por quê? Quais são os objetivos que quero e preciso alcançar?

Outra condição necessária é a adoção de métricas sobre o treinamento realizado. É fundamental quantificar os resultados, para que se possa investir com eficiência – afinal, treinar custa dinheiro. As avaliações ao final do treinamento devem ser levadas a sério e muito bem analisadas.

Buscar uma curadoria de conteúdo inquestionável, identificar e reforçar competências comportamentais do time e escolher instrutores com autoridade no assunto também são fatores primordiais na busca por um treinamento de qualidade. É preciso contar com o apoio de uma empresa de excelência, que vá entregar aquilo que sua empresa realmente necessita. Investir em empresas especialistas faz toda a diferença nos resultados alcançados.

O envolvimento da equipe treinada também é fundamental. Quanto mais inserido o time, melhores serão os resultados. Portanto, apostar no treinamento da equipe de TI como uma oportunidade de crescimento pessoal de cada participante é uma excelente estratégia para alcançar maios patamares de resultados.


Conclusão

O treinamento da equipe de TI é absolutamente fundamental, e não há dúvidas sobre os ganhos que a empresa alcança. Mas é preciso saber o que treinar, como fazê-lo e, ainda, avaliar o treinamento para alcançar os objetivos propostos. Investir em treinamentos de qualidade, oferecidos por experts no assunto, envolvendo toda a equipe treinada, é o caminho para transformar o gasto em investimento, com excelentes retornos.

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