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Quando optar por uma consultoria de TI

29/01/2021 17:46:50 Comentário(s) Por Marcio Gonçalves

 




Já foi o tempo que as empresas trabalhavam com folgadas margens de lucro, que sustentavam  seus bons resultados. Hoje, diante de um mercado cada vez mais competitivo, 

o sucesso passa necessariamente pela produtividade, pelo fim do desperdício e pelo corte de custos. A  tecnologia da informação é, definitivamente, uma das principais 

ferramentas para se alcançar mais produtividade e, consequentemente, melhores resultados. 

Todos sabemos que os investimentos em TI, no entanto, são muito altos, entre recursos humanos especializados e softwares e hardwares específicos. A terceirização da

área pode ser a solução de acesso as melhores práticas de mercado, mas quando optar por uma consultoria de TI? Quais são as vantagens e os principais motivos para

contratar uma consultoria de TI? É o que respondemos a seguir. 


Qual é o papel da consultoria de TI? 

Também conhecida como outsourcing, a consultoria de TI deve ser contratada para resolver  problemas de tecnologia de informação, bem como promover novas soluções para o negócio. 

Um sem número de empresas não tem condição de arcar com os altos custos de um departamento específico de TI, encontrando na consultoria a chance de contar com todos  seus recursos em benefício do negócio. 

O principal objetivo de um outsourcing é melhorar a estrutura e o desempenho da TI na  empresa contratante. Ele tem a expertise para isso, conta com profissionais 

qualificados e com toda a estrutura de hardwares e softwares necessária para sua atuação. Em suma, trata-se da  terceirização da área de tecnologia da informação, 

permitindo ao negócio se concentrar em sua atividade fim. 

A consultoria de TI identifica anormalidades e deficiências de processos, encontra soluções,  identifica oportunidades de melhoria e atua em prol de todo o negócio.

 

Tarefas básicas de uma consultoria de TI 

• Identificar as necessidades de TI de uma empresa. Uma boa consultoria de TI começará  mapeando a área de TI da empresa contratante, para entender e identificar seu 

funcionamento, suas demandas, seus gargalos e, claro, os problemas que devem ser  resolvidos. 

•Elaborar um plano de ação personalizado, em acordo com a estratégia do negócio. 

• Construir soluções ao lado do cliente, envolvendo-o em todo o trabalho. 

• Identificar oportunidades de melhorias, mas também medidas preventivas. 


As vantagens de contratar uma consultoria de TI 

O Brasil contabiliza mais de 15 milhões de micro e pequenas empresas registradas, e desse  total mais de 60% não possuem uma área de TI atuando no dia a dia do negócio. 

Na maior parte das vezes, essas empresas buscam soluções pouco profissionais ou tentam solucionar seus problemas de TI por conta própria, sem o devido conhecimento

de causa. Ou seja, sem expertise. 

O resultado, você pode imaginar: problemas não solucionados geram outros problemas e, consequentemente, há perda de produtividade e, em última instância, de dinheiro 

também. 

Uma consultoria de TI regular e profissional traz uma série de vantagens para a empresa contratante: 

• A empresa pode se dedicar ao seu core business, ou seja, concentrar todos os esforços em sua atividade fim. As demandas de TI não precisam (e nem devem) tirar o foco 

da atividade principal da empresa. 

• Uma boa consultoria de TI encontra, de forma rápida e produtiva, as soluções para os problemas existentes, corrigindo-os de vez.  

• Os projetos são feitos sob medida e de forma personalizada. Sua empresa pode contratar uma consultoria de TI por um determinado prazo ou para um específico fim, 

de acordo com suas possibilidades. 

• Ao contratar uma consultoria de TI, sua empresa contará com profissionais experientes e especializados, acostumados a atividade. As consultorias têm foco. 

• Contratar uma consultoria custa muito mais barato do que contratar um profissional pelo regime CLT. Os custos para montar um setor de TI são muito grandes, envolvendo recursos humanos e tecnológicos, como hardwares e softwares específicos. 

• A consultoria de TI não só resolverá os problemas existentes, como também atuará na prevenção de novos problemas. Isso é da natureza da área. 


Soluções mais comuns solicitadas por pequenas empresas 

• Tornar a rede da empresa segura contra vírus. 

• Migração de dados para a nuvem. 

• Instalação de rede. 

• Instalação de firewall. 

• Estabelecer rotina de back-ups segura. 



Você sabe a diferença entre uma consultoria de TI e um suporte técnico de TI? 

Se o seu negócio tem demandas tecnológicas a serem resolvidas (e todo negócio tem) e você pensa em resolvê-los contratando algum profissional de TI, é importante 

entender a diferença entre uma consultoria de TI e um suporte técnico de TI. Sim, são conceitos e atuações diferentes! 

A consultoria tem um papel estratégico. É ela quem identificará os problemas e pensará nas soluções necessárias para o bom andamento da TI de seu empreendimento. 

Você contratará uma consultoria de TI para repensar a atuação da área no negócio e resolver problemas, em busca de produtividade, segurança e excelência. 

O suporte técnico de TI, por sua vez, é quem vai colocar a mão na massa. É a parte executora do trabalho, quem cuidará das tarefas operacionais. 

O suporte técnico é utilizado em questões momentâneas, como, por exemplo, problemas de conexão com a internet. Sua empresa irá chamá-lo pontualmente. 

É importante deixar claro que o suporte técnico de TI também tem suma importância. Imagine que a rede da empresa esteja inacessível por algum motivo que não foi 

identificado pelos usuários. Não é urgente resolver o problema? Um profissional confiável ou uma empresa de suporte pode ser contratado para resolver uma 

demanda específica e pontual. 

É importante ressaltar, ainda, que a consultoria de TI e o suporte técnico de TI podem trabalhar juntos: enquanto a consultoria cuida da estratégia, o suporte é 

responsável pela operação. As empresas de consultoria oferecem soluções completas, afinal ambas as atividades são essenciais para que a TI de uma empresa

 funcione plenamente. 



5 motivos para contratar uma consultoria de TI 

        1)Sua empresa contará com profissionais experientes e especializados que irão realizar um trabalho personalizado, identificando problemas e encontrando soluções. 

        2)Os custos para contratação de uma consultoria de TI são bem mais baixos do que montar um setor próprio na empresa. Além do alto custo dos recursos humanos 

contratados no regime CLT, há, ainda, gastos elevados com hardware e software 

específicos. Vale lembrar que o salário de um bom profissional de TI, com experiência e especialização, é alto. Em geral, os melhores profissionais estão em consultorias. 

        3)Adoção das melhores práticas de mercado é uma das grandes vantagens de se contratar uma consultoria de TI. Não importa o tamanho da sua empresa porque ao 

contratar uma boa consultoria o seu negócio terá acesso ao que há de mais moderno e qualificado na área. 

        4)Um profundo trabalho de TI terá influencia direta e positiva em toda a gestão da empresa. A tecnologia deve ser uma aliada, trazendo produtividade, segurança e 

melhores resultados. Uma consultoria de TI sempre trabalhará nesta direção, pensando em uma tecnologia da informação a serviço de todo o empreendimento. 

        5)Investir em TI é investir em melhores resultados. Uma TI forte é, sem dúvidas, um potencial competitivo enorme, ou seja, um diferencial diante da concorrência. 


Quando optar por uma consultoria de TI? 

A resposta mais óbvia para essa pergunta é: “quando minha empresa tem algum problema de tecnologia”, certo? Sim, mas é preciso pensar de forma mais ampla sobre o 

assunto, simplesmente porque uma consultoria de TI não deve ser contratada apenas para resolver problemas, mas sim para trazer soluções e melhorar a gestão de todo 

o negócio. 

Sua empresa deve, então, optar por uma consultoria de TI quando quer: 

• Melhorar a governança e toda a sua gestão de TI. 

• Aproximar a TI de todos os setores, tornando-a uma ferramenta para todos. 

• Ampliar o papel da TI no negócio, em busca de mais produtividade e resultados. 

• Promover economia. 

• Otimizar processos e ganhar tempo. 

• Melhorar os níveis de segurança da empresa. 


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